Secções CRIRA


O C.R.I.R.A. - Centro Republicano de Instrução e Recreio Aljustrelense, foi fundado em 20 de Janeiro de 1908, (sendo uma das mais, senão a mais antiga colectividade do Distrito de Beja), ainda na vigência do regime monárquico, com o nome de Centro Democrático Aljustrelense de Instrução e Recreio. Estiveram na Origem e Fundação desta prestigiada Colectividade, que tinha no seu início como finalidade : “o estudo, a instrução e recreio dos sócios”, os senhores: Manuel Joaquim Brando, Alfredo António Fernandes, Joaquim de Brito Camacho, António de Brito Sobral e José Francisco da Silva Álvaro; tal como vem referido nos seus estatutos datados de 1 de Novembro de 1907.

Actualmente com a intervenção no domínio desportivo e cultural, é de realçar a grande actividade desenvolvida nas 10 secções existentes. O CRIRA conta no campo cultural com um Grupo Coral Alentejano, um Núcleo de Artes Visuais, um Grupo de Teatro denominado GAITA, e na vertente desportiva com inumeras secções onde merece destaque pela sua grande actividade, a Natação, o BTT/Cicloturismo, o Todo Terreno, as actividades Sub-Aquáticas e o Air Soft.
O C.R.I.R.A. tem neste momento 640 sócios activos, dos quais cerca de 50% frequentam assiduamente as suas instalações.

O teatro, música, exposições, cantares alentejanos e inúmeras iniciativas ao nível desportivo, são algumas das actividades levadas a efeito pela nossa associação.
É objectivo do C.R.I.R.A. continuar a ter um peso significativo para prosseguir no caminho da educação, promoção, individual e colectiva, dos seus associados.

 

 

 

CRIRA
De Partido Político a Colectividade de Cultura, Desporto e Recreio

20 de Janeiro de 1908 – foi fundado o Centro Democrático Aljustrelense de Instrução e Recreio
22 de Agosto de 1912 - Partido Unionista
11 de Julho de 1915 - Centro da União Republicana
1919 – Centro Republicano Liberal de Aljustrel
23 de Outubro de 1923 - Partido Republicano Nacionalista
6 de Fevereiro de 1929 – Centro Republicano Aljustrelense de Instrução e Recreio
1962 -  Já surge em algumas actas a denominação actual de “ Centro Republicano de Instrução e Recreio Aljustrelense” ( designação se só passou a ser oficial a 21 Mar.1989)
21 de Março de 1989 – Foi formalizada a escritura dos novos estatutos  com a denominação actual CENTRO REPUBLICANO DE INSTRUÇÃO E RECREIO ALJUSTRELENSE

CRIRA – A colectividade mais antiga do Concelho de Aljustrel
Fins: Promoção cultural dos sócios, através da educação cultural, física e desportiva e a acção recreativa, visando a sua formação humana integral, encontrando-se aberta a pessoas de ambos os sexos.

Associados
Contamos actualmente com 640 associados. Apenas 0,6% são do sexo feminino (4).

2000-2010 -  Registámos a entrada de 75 novos associados, na sua maioria jovens

“Preservar e honrar o passado, actuando no presente a preparar o futuro”

1995/ 2010 -  Abrimos o CRIRA à integração de novas secções desportivas e culturais.
Núcleo de Artes Visuais
Andebol
BTT /  Cicloturismo
Grupo Coral “ Os Cigarras”
Kayak Polo
Grupo de Teatro “ O Gaita”
Núcleo “Todo o Terreno”
Núcleo de Actividades Subaquáticas
Air Soft
Natação

2008 - Comemorámos o Centenário

2010  - Adquirimos o imóvel  da sede social e realizámos obras de recuperação e adaptação do edifício.

Movimento Associativo

É um Movimento Social que teve a sua origem no princípio do Século 19.
Constitui uma importante e incontornável presença no conjunto das relações sociais.
O Movimento Associativo, surge também associado à história do Desporto – O Desporto só surge depois da Revolução Industrial – Meados do Século 18 - associado ao lazer/ tempo livre.

Podemos dividir o associativismo em dois grandes, e distintos, períodos:
Movimento Associativo antes do 25 de Abril e após o 25 de Abril

No Período Antes do 25 de Abril - 1910 – 1926
Foi com a implantação da república que se registou um exponencial crescimento do associativismo, embora possamos defini-lo, de uma forma resumida, como um espaço de convívio e, simultaneamente, um espaço de participação democrática ( em muitos casos foi o embrião inspirador da organização de  movimentos  antifascistas)
Os ideais republicanos incentivaram os valores da coesão e organização associativa O novo regime político republicano e as novas condições associativas, como o surgimento da Federação das Colectividades(1924), surgem novas associações/colectividades por todo o país. Iniciou-se um verdadeiro movimento associativo de cariz popular.

O estado Novo condicionou e manipulou o associativismo - 1926 – 1974
À semelhança do que aconteceu um pouco por todo o país, em 1929, com a afirmação da ditadura os Centros Republicanos que se denominavam por União Republicana ou Partido  Republicano Nacionalista, foram obrigados a acatar as directrizes do Estado Novo  retirando denominações e insígnias tidas por inconvenientes, sendo permitidas apenas referências a cultura, desporto e recreio.

No Período pós 25 de Abril de 1974
Criou-se uma nova oportunidade para as colectividades se organizarem em liberdade.
A organização em liberdade foi a marca que as associações sempre souberam manter durante a ditadura e transpor para o 25 de Abril. 
Foi do Movimento Associativo que saiu um importante contributo na consolidação da jovem democracia.
Os Dirigentes Associativos foram chamados a ocupar cargos nos vários níveis do poder. A participação dos dirigentes no desempenho de cargos, deve-se ao reconhecimento de práticas e hábitos democráticos, de gestão participada, há muito experimentados, e amadurecidos, no Movimento Associativo.

Movimento Associativo actual “Uma Organização Gigantesca”
18 Mil colectividades
234 Mil dirigentes, dos quais, 126 mil desempenham cargos executivos
54 Mil colaboradores não eleitos
 
Nota para Reflexão
O Movimento Associativo teve ao sua origem no princípio do Século XIX,mas é de realçar que só no ano de 2003 , através de Lei 34/ 2003 é que o Movimento Associativo foi reconhecido em Portugal como Parceiro Social.

Actualizado em (Terça, 12 Outubro 2010 16:15)

 

Inquéritos
Qual a sua opinião sobre os melhoramentos na sede do CRIRA?
 
Contador de Visitas
mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje101
mod_vvisit_counterOntem158